https://www.marymartinart.com/artiststral/xagokal/ A Faculdade de Letras e Humanidades (FLH) é uma unidade académica da Universidade Licungo (UniLicungo) que visa actividades de ensino, investigação e extensão nas áreas científicas e de saberes relacionados às línguas, artes, comunicação, ciências sociais, filosóficas, políticas e jurídicas. Ela foi criada a 14 de Maio de 2019, na I Sessão do Conselho Univeristário com vista a responder aos objectivos plasmados no artigo 11 dos Estatutos, conjugados com a Lei do Sistema Nacional de Educação e a Lei do Ensino Superior.

Em termos históricos a FLH é fruto da fusão dos cursos e programas da Faculdade Ciências de Linguagem, Comunicação e Artes (FCLA) e  da Faculdade de Ciências Sociais e Filosóficas (FCSF) da então Universidade Pedagógica (UP), tendo herdado os respectivos cursos de graduação e programas de pós-graduação.

A criação da FLH é uma resposta aos desafios a que as instituições de ensino superior são chamadas a dar no âmbito da construção de um conhecimento holístico sobre o ser humano a partir das dinámicas da sua vida cultural, social e económica. É imperiosa a criação de cursos e programas que permitam o entendimento das possibilidades criadoras, inovadoras, técnico-científicas humanas, tendo em conta que as pessoas são, nas sociedades modernas, principais fontes e recursos para o desenvolvimento.

A FLH “goza de autonomia pedagógico-científica, regulamentar, disciplinar no âmbito dos cursos que lecciona e de autonomia administrativa em relação aos seus próprios recursos no âmbito da lei aplicável”, conforme estipulado no Regulamento Tipo das Faculdades/Escolas/Institutos da UniLicungo. Ela oferece cursos correspondentes ao 1º, 2º e 3º ciclo de formação, designadamente, Licenciatura, Mestrado e Doutoramento; cursos de curta duração e de especialização, nas modalidades presencial, semi-presencial e à distância; nos regimes laboral e pós-laboral.